Avaliação de imóveis rurais
- Marcos Lima
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2021
As avaliações de imóveis rurais devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados, são exemplos de profissionais os Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Ambientais, Florestais e Agrimensores a fim de determinar o valor real do imóvel, em função das diversas finalidades de Avaliação.

Para se realizar a avaliação de um imóvel rural é necessário emitir um Laudo de Avaliação conforme as normas da ABNT 14.653-3 de ago/2019.
Segundo BUSTAMANTE (1994) - Laudo é o resultado da perícia expresso em conclusões escritas e fundamentadas, onde serão apontados os fatos, circunstâncias, princípios e parecer sobre a matéria submetida a exame especialista, adotando-se as respostas objetivas aos quesitos".
Procedimentos para Avaliação de Imóvel Rural
1º Das definições da finalidade:
Aquisição (Compra e Venda)
Desapropriação
Servidões
Arrendamento
Garantia bancária
Dissoluções Societárias
Inventários
Fusão
Além disso, é necessário definir o Objetivo, como o valor de mercado para compra e venda, valor do arrendamento, fins contábeis, atualização patrimonial para empresas e fundos de investimento, seguro, valor justo etc.
2º Documentação:
O engenheiro avaliador deverá solicitar ao interessado os documentos necessários à avaliação (como matrícula, georreferenciamento, imposto territorial rural (ITR), cadastro ambiental rural (CAR) entre outros).
3º Vistoria:
Na etapa de vistoria, o perito irá identificar as características físicas, construtivas e topológicas, afim de atestar a sua existência e estado de conservação. Nesta etapa, o engenheiro irá caracterizar a região, identificando seus aspectos físicos e a infraestrutura pública. Realizara também o levantamento de mercado na qual o bem se encontra.
4º Metodologia da Avaliação
Existem diversos métodos que podem ser utilizados na avaliação, a depender da finalidade do laudo. Segundo a NBR 14.653-3 da ABNT, podem ser utilizados alguns método como: Método comparativo direto de dados de mercado (MCDDM), sendo o mais recomendado, o método da capitalização da renda, método evolutivo e o método involutivo. Quando é necessário identificar os custos do imóvel, os métodos utilizados são o método comparativo direto de custo e o método da quantificação de custo.
5º Especificação das avaliações
As avaliações de imóveis rurais devem ser especificadas quanto a sua fundamentação e precisão. Dependendo do aprofundamento de sua fundamentação e das características do mercado e dos dados coletados para sua precisão.
Comments